Teatro Amazonas inaugura novos roteiros de visitação acessíveis à pessoas com deficiência

By  |  0 Comments

Foram feitas melhorias em relação à acessibilidade e liberação para visita em locais antes restritos

Um dos cartões-postais mais lembrados de Manaus, o Teatro Amazonas, prepara novidades para os turistas que visitarão a cidade. O local, que tem quase 120 anos de história, apresenta as mudanças desde o dia 1º deste mês.

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-AM), os turistas ganham quatro opções diferentes entre os roteiros de visitação. Agora, lugares antes restritos a servidores e pesquisadores estarão disponíveis ao público.

Os turistas poderão optar por visitas guiadas ou livres. No caso da primeira, eles terão o auxílio de profissionais bilíngues e especialistas na história do teatro e do acervo artístico e histórico do local. Ao escolher a visita guiada, o turista poderá ter acesso ao palco. Já nas visitas livres – ou seja, sem guias -, o itinerário permite acesso aos três pavimentos, museu do teatro, salões nobre e de espetáculos, camarotes e o inédito camarim de época, que conta com peças, trajes e decoração do século 19.

Outro roteiro disponível é o “Livro Vivo/Teatro História”, em que grupos de teatro trazem à vida personagens como o governador Eduardo Ribeiro, o pintor Crispim do Amaral, o compositor Carlos Gomes e a bailarina Margot Fonteyn – todos nomes importantes na história do Teatro.

O quarto e último roteiro disponibiliza, pela primeira vez, acesso à estrutura superior do teatro, localizada acima do terceiro pavimento. Lá, os visitantes podem ver de perto as colunas de ferro inglês que sustentam o prédio, a estrutura do teto e do lustre sobre a sala de espetáculos e ainda conhecer o funcionamento do urdimento – espaço acima do palco onde estão as roldanas e ganchos que amparam a iluminação, os cenários e o pano de boca. A cúpula com pedras francesas nas cores da bandeira do Brasil é outra atração desse roteiro.

Ainda segundo a SEC, amazonenses com a carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial com foto que ateste o local de nascimento, estão isentos das taxas.

As novidades também se refletem no Museu do Teatro, que agora traz painéis interativos instalados em diversos pavimentos com informações em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano) e telões onde o visitante assistirá trechos de alguns dos principais espetáculos e entrevistas com os mais renomados artistas que já se apresentaram no Teatro Amazonas.

As pessoas com deficiência também poderão visitar o teatro com segurança nesta nova fase, segundo a Secretaria de Cultura. A pasta informou que foram realizadas reformas nas rampas de acesso para cadeirantes e equipamentos de audiodescrição, além da contratação de guias especializados na linguagem braile.

A rede de internet Wi-Fi na área interna também foi ampliada, melhorada e estará disponível sem custos para o público e duas novas entradas serão abertas nas varandas inferiores laterais para facilitar o acesso.

Ingressos
A venda dos ingressos para visitação do Teatro Amazonas de 2 de junho à 13 de julho segue no sistema online e também na bilheteria do teatro. Outras informações podem ser obtidas pelo (92) 3232-1768.

Fonte: G1

Comments

happywheels

Deixe uma resposta

ChatClick here to chat!+
Ver peliculas online
%d blogueiros gostam disto: