CADEIRA DE RODAS MANUAL OU MOTORIZADA?

By  |  0 Comments

Cadeira de rodas motorizada ou manual? – muitos cadeirantes sonham acordado com uma belíssima cadeira motorizada. Cadeira de rodas motorizada ou manual? – essa é a pergunta que não quer calar. Por onde eu passo todos os dias aparece alguém para me perguntar por que eu não uso uma cadeira de rodas motorizada. Eu respondo que usaria se eu vivesse nos Estados Unidos da América. E por quê?

Nos Estados Unidos tudo é totalmente preparado para quem usa uma cadeira de rodas motorizada. Lembrando que lá as cadeiras motorizadas não são usadas apenas por deficientes físicos. Elas são utilizadas por idosos e obesos. Também são muito usadas por que está temporariamente com um pé ou perna machucada.

Sem contar que uma cadeira motorizada nos Estados Unidos não custa o preço de um automóvel zero quilômetro, como é nosso caso aqui no Brasil.

Estamos em um país onde os equipamentos de tecnologia assistiva, tão necessários a qualquer deficiente físicos, são mais caros do que um carro popular. Aqui há uma total inversão de valores. Aquele que mais precisa é justamente o mais penalizado por preços e até impostos absurdos.

Lá na América todas as calçadas são lisas, limpas e completamente desimpedidas. Todas as rampas têm a inclinação perfeita e sem degraus na base ou no topo. Todos os ônibus são rebaixados, têm portas bem largas, rampas e lugar exclusivo para uma cadeira de rodas motorizada.

Já a realidade brasileira é bastante cruel para com os cadeirantes. Em questões urbanísticas de acessibilidade nós somos completamente esquecidos. A dificuldade se estende aos idosos e todos aqueles que por um motivo ou outro possuem uma mobilidade mais reduzida.

Aqui encontramos degraus por todos os lados. Com a cadeira de rodas manual ainda dá para nos virarmos. Mas com uma cadeira motorizada essa tarefa se torna impossível.

Comments

happywheels

Deixe uma resposta

ChatClick here to chat!+
Ver peliculas online
%d blogueiros gostam disto: